Um momento de pura dissonância cognitiva.

fotografia por: daniela rosa @

Sabem o que é dissonância cognitiva? É aquele sentimento de inquietação e desconforto que sentimos sempre que temos duas atitudes (ou cognições) que se opõem; ou quando um comportamento nosso não responde à atitude relacionada. 

Por exemplo, um fumador que acredita activamente que fumar provoca cancro. A sua atitude (posição intencional perante um objecto social, neste caso, o fumar) é de que fumar mata. No entanto, o seu comportamento é fumar. Como é que acham que ele se sente? Ora, óbvio que se sente desagradável consigo mesmo - a isto chama-se, dissonância cognitiva. Também, como outro exemplo, temos o obeso que sabe que exercício o curaria, mas, mesmo assim, não o faz. E etc.

Mas deixemo-nos de psicologias. 

Tudo isto simplesmente para vos perguntar: Já repararam como, muitas vezes, agimos não-conforme àquilo que pensamos/acreditamos? 

1 mixed words:

  1. mais uma lição... muitas vezes nem nós próprios sabemos quais são as nossas crenças!

    ResponderEliminar

 

partnership

~

LADY WRITER

Eu tenho um sonho. Um sonho que realizo todos os dias: escrever. Agora, também tenho um objectivo: ser escritora. Quiçá, um dia terei o meu nome em capas duras, espalhadas por prateleiras. Até à obra nascer, hei-de sonhar. CONTACTO: imdanierose@gmail.com